Você já ouviu falar em selos verdes? Os selos verdes são certificações voluntárias capazes de identificar empresas, produtos e serviços que se desenvolvem e atuam de forma sustentável.
Sabemos que cada vez mais é importante se desenvolver em conjunto com o meio ambiente.
Uma pesquisa feita pela Cone Communication mostra que 73% dos consumidores acreditam que uma empresa deve tomar medidas específicas para melhorar as condições econômicas e sociais nas comunidades onde opera.
Sendo assim, as empresas que não se adequarem aos princípios ESG tendem a ficar para trás no mercado.
Podemos concluir que os princípios da sustentabilidade impactam diretamente nas vendas, por exemplo, já que 98% das empresas que adotaram rotinas sustentáveis relataram benefícios relacionados a vendas e marketing. Além disso, as ações sustentáveis também agregam valor para as empresas, incluindo aprimoramento na sua reputação (60%), lucratividade (53%), custos mais baixos (30%) e aumento na produção (30%), de acordo com uma pesquisa realizada pela Iseal Alliance.
Aliar desenvolvimento e sustentabilidade é essencial para todo negócio que queira evoluir.
ISO 14020
A sigla ISO significa, em português, Organização Internacional de Padronização, e esta organização tem o papel principal de normalizar serviços e produtos a partir da criação de normas e requisitos. A ISO 14020 é também conhecida como Programa de Rotulagem Ambiental, e a partir dela foram definidas três tipos de certificações verdes.
Tipos de selos verdes
– Tipo I (NBR ISO 14024): Esta é uma certificação concedida por uma terceira parte, com base em uma análise feita por múltiplos critérios, claros, confiáveis e técnicos. Alguns exemplos destes selos são:
– Tipo II (NBR ISO 14021): No tipo II, os selos são concedidos com base em autodeclarações ambientais feitas pela própria empresa. A ISO 14021 trata das diretrizes, definição e uso de termos das autodeclarações ambientais, que dá permissão a divulgação dos benefícios socioambientais do produto, para que a empresa não faça uma “propaganda enganosa”.
Exemplos:
– Produto Natural;
– Não poluente;
– Reciclável;
– Sem geração de fumaça;
– Não corrosivo;
– Socialmente responsável.
– Tipo III (NBR ISO 14025): Este selo diz respeito ao fornecimento de informações que quantificam características do produto, envolvendo a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), sendo mais completo que os selos Tipo I. Este tipo de selo envolve a participação de terceiros e estudos mais aprofundados.
Exemplo:
Benefícios dos selos verdes
Já falamos que o mercado está cada vez mais atento às empresas que se preocupam com o meio ambiente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes, e produzir em larga escala sem pensar nas consequências para o ambiente não é mais uma opção.
Os selos verdes trazem inúmeros benefícios, dentre eles:
Maior competitividade: Sabendo que os clientes estão cada vez mais conscientes e preferindo marcas sustentáveis, é essencial que o seu negócio se mostre um parceiro do meio ambiente, um selo verde é a porta de entrada para um bom relacionamento com os consumidores, e um passo a frente da concorrência.
Maior credibilidade: O selo verde possibilita que a empresa tenha uma imagem melhor no mercado, garantindo mais credibilidade, o que acarreta mais portas abertas, maior oportunidade de networking, como exportações, melhor valor da empresa na bolsa de valores e mais investimento.
Redução de Custos: Reduzindo os custos ambientais, consequentemente todos os custos na cadeia de produção serão reduzidos (água, energia, embalagens).
Principais Certificações Verdes do Brasil
ISO 14001: A ISO 14001 garante que a empresa certificada saia do discurso e efetivamente realize uma gestão ambiental que traga resultados, ou seja, traga a sustentabilidade e ações que ajudem o meio ambiente, para a prática. É um dos selos mais desejados pelas empresas.
BREEAM: Criado no início dos anos 90, é uma das primeiras de todo o mundo que permite avaliar o desempenho das medidas de redução de impacto ambiental na construção civil.
ISO 50001: Esta certificação é voltada para sistemas de gestão de energia, com o objetivo de medir e monitorar o uso de energia, identificando pontos a serem melhorados, para redução do consumo e de emissão de CO2.
Ecocert: Este selo certifica alimentos e cosméticos orgânicos ou naturais. Para obtê-lo, os alimentos processados precisam apresentar ao menos 95% de ingredientes orgânicos, e os cosméticos devem ser produzidos com ao menos 95% de ingredientes vegetais e orgânicos certificados.
Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel): Este selo certifica equipamentos eletrônicos, mostrando aqueles que apresentam os melhores níveis de eficiência energética. Geladeiras, por exemplo, utilizam esta certificação.
Forest Stewardship Council (FSC): O FSC certifica áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, e sementes. A indústria gráfica, por exemplo, utiliza muito esta certificação, que garante o uso de papel sustentável.
Nós acreditamos que é possível evoluir em parceria com a natureza, é nisto que apostamos e investimos.
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