Agricultura sustentável. Muita gente pensa que não é possível unir sustentabilidade e agricultura na mesma frase. O GAAS está aí para provar que é!
Cada vez mais vemos a necessidade de unir desenvolvimento e sustentabilidade em um único propósito, e este grupo tem feito isto muito bem.
O GAAS
O GAAS, é a sigla para Grupo Associado de Agricultura Sustentável.
O grupo propõe e pratica um novo modelo de agricultura, focado na qualidade biológica, mineral e física do solo; nas soluções locais e regionais; na redução e captura de gases de efeito estufa, e ainda na valorização da produção em benefício do produtor.
A principal motivação do GAAS é tirar os agricultores da dependência dos modelos prontos e engessados, caros e muitas vezes inadequados às condições tropicais de produção.
Eles são orientados pelo conhecimento prático integrado com a pesquisa e buscam soluções em todas as linhas de “agriculturas”, sem preconceitos, mas focados no que é relevante para o agricultor em seu dia a dia.
Dessa forma, demonstram que a agricultura tropical pode ser praticada com base em modelos regenerativos para oferecer alimentos saudáveis para o nosso país e para o mundo.
História do grupo
O GAAS surgiu como um pequeno grupo de agricultores, preocupados com os altos custos do atual modelo de se fazer agricultura, e viram na agricultura sustentável uma nova forma de desenvolver em parceria com o meio ambiente.
Quando os resultados foram surgindo, o grupo decidiu que era hora de compartilhar o conhecimento e as experiências com outros agricultores, e assim expandir esta nova ideia em busca de um mundo e uma agricultura mais sustentáveis.
Foi assim que formaram grupos no WhatsApp, e fundaram o Primeiro Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável, em 2017, sempre motivados pelo anseio comum de compartilhar conhecimento e experiência em busca de uma agricultura mais sustentável.
A vontade de dialogar de igual para igual com governos e atingir um público cada vez maior, levou à formalização do Grupo no dia 25 de julho de 2019, e até hoje ele não para de crescer.
O grupo surgiu inicialmente como GAS (Grupo Agricultura Sustentável), e hoje é nacionalmente conhecido como GAAS.
Principais pautas do GAAS
Atualmente cerca de 2,5 milhões de hectares de unidades produtivas estão em diversos níveis de implantação das práticas recomendadas pelo GAAS.
O Grupo tem algumas pautas prioritárias junto à governos e instituições e pretende avançar cada dia mais rumo a alternativas cada vez mais sustentáveis:
– Microbiologia;
– Design (alternativa para herbicidas, plantas de cobertura, etc.);
– Genética;
– Produtos de Transição (remineralizadores, calda bordalesa, on farm, etc.).
Agricultura Sustentável
A agricultura sustentável pode ser entendida como aquela que respeita o ambiente, não apenas na teoria, mas também na prática, garantindo às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.
Um dos seus principais objetivos é atender às necessidades alimentares e têxteis da sociedade atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades e expectativas.
Os produtores da agricultura sustentável buscam associar três objetivos principais em seu trabalho:
- Ambiente saudável
- Rentabilidade
- Equidade social e econômica.
O GAAS tem colocado em prática a agricultura sustentável e mostrado que é possível evoluir em parceria com o meio ambiente.
Agricultura Sustentável e ODS
A agricultura sustentável também é uma ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), proposta pela ONU.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são os principais propósitos do segundo item da lista das ODS, e por isso, o trabalho do GAAS é essencial para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e sustentável.
Nós acreditamos que é possível evoluir em parceria com a natureza, é nisto que apostamos e investimos.
Continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!