Histórico

Início das operações da Unidade de Beneficiamento de Algodão com capacidade processamento de 7.000 toneladas de algodão, neste ano foram cultivados 3.000 hectares de Algodão. Também houve um acréscimo de 2.000 de área na produção agrícola.

Aumento de 100% da área plantada de Soja e Milho, construção da Unidade de Beneficiamento e Armazenamento de grãos e estruturação das instalações necessárias a expansão da atividade sendo que neste ano foram cultivadas 8.000ha.

Ingresso do Sr. Leonardo (terceiro filho, Engenheiro pela UNIVAG) e consolidação do grupo que passa para as mãos dos Srs. Acidemando, Ricardo e Leonardo. Início da diversificação das culturas. Neste ano foram plantados 330ha algodão, com produtividade média de 250@/ha.

Este ano marca a ingresso do Sr. Ricardo (segundo filho) no grupo após finalizar sua formação acadêmica em Zootecnia na UNESP/JAB, sendo que neste período já são cultivados 1.310 ha de Soja e 330 ha de Arroz, tornando a agricultura a atividade mais importante do Grupo.

O patriarca, Sr. Cassiano inicia o cultivo de 300 ha de arroz na propriedade Fazenda Três Irmãos, área essa doada pelo avô e que seria transformada em pastagem uma vez que a pecuária era a vocação nata do grupo.

O avô, Acidemando Gabriel de Moraes, adquiriu de seu sogro (Sebastião Vilela) a primeira área da propriedade Fazenda Monte Alegre e iniciou atividade pecuária extensiva em campo nativo.

Intensificação da atividade pecuária utilizando a integração com a agricultura e confinamento; Implantação do sistema de irrigação em uma área de 900ha; Ampliação da capacidade de armazenagem de grãos para 35.000 tons; Ampliação da área de plantio de Soja de 8.000 para 16.000 hectares.

Finalizações das estruturas de silo e criação visual da marca Monte Alegre e início do projeto de gestão administrativa e de recursos humanos do Grupo.

Inclusão das culturas do Feijão Caupi e Milho de Pipoca com culturas safrinhas que visavam customizar os equipamentos disponíveis e ser fonte alternativa de receita bem como rotação de cultura.

Plantando 3.900 ha, o grupo atravessou uma grave crise, efeito dos altos investimentos na ampliação de suas áreas de cultivo, aquisição de equipamentos, problemas com Ferrugem e nematoides. Foram anos difíceis que serviram para fortalecer o Grupo e prepará-los para um crescimento mais forte e sustentável.

O Sr. Acidemando (primogênito) finaliza seu curso de graduação em agronomia na UFMT e retorna para a região dando início ao cultivo de 220 ha de Soja que vai sendo ampliada ano a ano.

Acidemando Gabriel, o avô, adquiriu os primeiros conjuntos de maquinas agrícolas da região para iniciar a mecanização da propriedade, cultivando inicialmente arroz para formação das pastagens, contou com o primeiro secador de arroz da região.

Copyright 2017 Grupo Monte Alegre. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem